ESTUDOS BIBLICOS ELABORADOS PELA SEMEANDO CONHECIMENTO
ESTUDOS BIBLICOS ELABORADOS PELA SEMEANDO CONHECIMENTO
Como é Deus ?' Se com essa pergunta queremos dizer 'Como é Deus em si mesmo ?' não há resposta. Se queremos dizer 'O que Deus revelou sobre Si mesmo que a razão reverente pode compreender?' existe, acredito, uma resposta completa e satisfatória.
A resposta que Deus deu a Moisés foi simples, mas muito reveladora: “Deus disse a Moisés: 'EU SOU O QUE SOU'; e Ele disse: 'Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós'” ( Êxodo 3:14 ). O texto hebraico no versículo 14 diz literalmente: “Eu sou o que sou”.
A Bíblia, a Palavra de Deus, nos diz como Deus é e como Ele não é. Sem a autoridade da Bíblia, qualquer tentativa de explicar os atributos de Deus (qualidades inerentes) não seria melhor do que uma opinião, que por si só muitas vezes é incorreta, especialmente na compreensão de Deus (Jó 42:7 ) .
Dizer que é importante para nós tentar entender como Deus é é um grande eufemismo. Deixar de fazer isso pode nos levar a estabelecer, perseguir e adorar falsos deuses contrários à Sua vontade ( Êxodo 20:3-5 ).
Quem é Deus ? O que é Deus ? Como podemos conhecer a Deus ?
Quem é Deus ? - O Fato
O fato da existência de Deus é tão evidente, tanto pela criação quanto pela consciência do homem, que a Bíblia chama o ateu de “tolo” ( Salmo 14:1 ).
Conseqüentemente, a Bíblia nunca tenta provar a existência de Deus; em vez disso, assume Sua existência desde o início ( Gênesis 1:1 ).
Todas as culturas na história do mundo tiveram algum conceito de como Deus é. Alguns assumiram que Deus está no controle do clima e fizeram imagens de um deus da tempestade lançando raios ao redor (adoração de Baal em Canaã).
Alguns assumiram que Deus é muito poderoso e, portanto, adoraram a coisa mais poderosa que puderam ver, o sol (adoração de Rã no Egito).
ESTUDOS BIBLICOS CHAVE DE CONHECIMENTO
📜Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 1 João 5.1
✅Este versículo destaca a fé em Jesus como o Cristo e a marca daqueles que pertencem à família de Deus. A verdadeira crença em Jesus resulta em um novo nascimento e em um amor genuíno entre aqueles que pertencem a Ele.
📜Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro já não é maligno.1 João 5.19
✅Este versículo revela uma clara distinção entre aqueles que pertencem a Deus e o estado do mundo, que estão sob a influência do mal. Ele reforça a necessidade de o crente viver em vigilância e discernimento, sabendo que, embora estejamos no mundo, não somos dele.
📜Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do seu coração, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Mateus 19.8
✅Estes versículos ressaltam como a dureza do coração humano levou à criação de concessões na Lei de Moisés, mas também revela o desejo original de Deus para a humanidade. A dureza de coração impede o ser humano de viver plenamente segundo os princípios divinos.